sábado, 29 de março de 2014

Videoaula CEF Arapoanga 5/2014: "Atividade de Ciências Naturais"

ÁGUA, CÉLULAS, ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA...


Trocando figurinha: desta vez,
cada série tem seu próprio tema.
Arte: John McArtson
Olá, pessoal!

A atividade desta semana é uma sucessão de perguntas que devem ser respondidas em forma de redação, em que refletiremos sobre os conteúdos de Ciências Naturais, tratados no 6º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, de acordo com o livro didático. A propósito, se você não entendeu o título acima, ele aborda justamente o conteúdo da videoaula, por série:
  • 6º ano: O Ciclo da Água
  • 8º ano: A Célula
  • 9º ano: Estados Físicos da Matéria

Portanto, atenção nº 1: Cuidado para não criar confusão! Embora durante o vídeo você veja uma sequência de quatro perguntas, estas não deverão ser respondidas numa sucessão de "perguntas-e-respostas", mas ter o argumento das quatro respostas organizado na forma de um texto (leia-se "redação"... rsrs.) de 20 linhas, em folha de papel pautado, escrito com caneta de tinta azul.

É necessário seguir o link para sua turma, dentro do vídeo.

Portanto, atenção nº 2: Durante o vídeo, são informados os links correspondentes ao seu ano de estudos, para clicar e ver a continuação da atividade, especificamente para a sua turma. Não é necessário fazer a atividade de outras séries, ok?

Um abraço, e bom trabalho.


Data da entrega: 31 de março de 2014 (segunda-feira).

Atividade voltada aos alunos do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Planaltina-DF.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Videoaula CEF Arapoanga 4/2014: "A situação da Crimeia"

RÚSSIA vs. CRIMEIA... Ou seria a CRIMEIA com a RÚSSIA?


Professores Jordenes e John durante a gravação da videoaula,
sob os olhares atentos da equipe técnica da TV Globo.
Olá, pessoal!

A atividade desta semana é uma sucessão de perguntas e uma redação, em que refletiremos sobre a situação da Crimeia em relação à Rússia.

Portanto, não tenha tanta pressa de fazer esta tarefa! Antes de colocar suas ideias e opiniões no papel, pesquise! Pesquise MUITO! Busque o máximo de informações possível (em fontes confiáveis, é claro...). O mundo em que vivemos nos dias de hoje passa por transformações de maneira tão rápida, que se não nos mantermos "antenados", realmente ficamos para trás.

De brinde, especialmente para VOCÊ, no final do vídeo tem uma reprise da matéria sobre o Blog do CEFA, que saiu na última quarta-feira (dia 19 de março de 2014) no "Bom dia, Brasil", da Rede Globo. Na ocasião da reportagem, estávamos justamente gravando esta videoaula. Confira.

Aproveite e comente, sugira, elogie, critique... Participe!!!

Data da entrega: 24 de março de 2014 (segunda-feira)

Atividade voltada aos alunos do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Planaltina-DF.


sexta-feira, 14 de março de 2014

Videoaula CEF Arapoanga 3/2014: "O que eu serei... no Arapoanga"

O FUTURO COMEÇA AGORA


Participação especial do 6º ano "A" 
(Foto e arte: John McArtson)
Olá, pessoal!

Esta semana postamos um vídeo curto, mas de grande importância para cada um de nós. O assunto tratado aqui não é curto, não... Exerce grande influência para toda a vida.

Nossas escolhas e decisões sempre afetarão também aqueles que convivem conosco, seja a família, parentes, amigos... enfim: toda a sociedade.

Por isso, é importante fazer uma reflexão sobre o futuro dos jovens cidadãos do Bairro Arapoanga, na qual vislumbramos infinitas possibilidades acerca das escolhas profissionais. São esses cidadãos, trabalhadores, profissionais das mais diversas áreas, que irão determinar os rumos desta valorosa sociedade.

Você, que mora no Bairro Arapoanga (Planaltina-DF), após imaginar o que se tornará, o que você quer fazer da vida, onde você quer chegar, e como isso ajudará no desenvolvimento do nosso bairro, faça uma redação (35 linhas), refletindo sobre o tema "O que eu serei... no Arapoanga?"

Data da entrega: 17 de março de 2014 (segunda-feira)

Atividade voltada aos alunos do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Planaltina-DF


Só lembrando: comentários SEMPRE são bem-vindos!!!

sábado, 8 de março de 2014

 CEF Arapoanga - Dia Internacional da Mulher

Videoaula CEF Arapoanga 2/2014: "A história de Carlinhos"

O QUE O ARAPOANGA PRECISA MAIS?


Aula: Prof. Jordenes Silva; Desenho: Prof. John McArtson
Olá, pessoal!

A videoaula desta semana apresenta uma situação vivida por vários dos estudantes do CEF Arapoanga: "A história de Carlinhos". Clique abaixo, assista, faça o trabalho e entregue na próxima segunda-feira, dia 10 de março.

É necessário refletir sempre sobre as condições do lugar em que vivemos. A propósito, "condições" não representam apenas o dinheiro do orçamento da família, mas também os impostos que pagamos (inclusive aqueles que pagamos sem nem mesmo perceber) e principalmente o retorno que esses impostos devem trazer à sociedade.

Todo cidadão tem direito à mínima infraestrutura que possibilite um convívio social adequado às necessidades de nossa saúde, segurança e educação. Por isso, reflita sobre o ambiente que cerca você, sua família, sua igreja, sua escola, seu trabalho, seus amigos, enfim...  Tudo o que pode tornar nossa vida mais saudável.

Carlinhos é um personagem fictício, mas poderia muito bem ser real, pois vive todas as situações possíveis a qualquer adolescente que resida em nossa sociedade. Após conferir a história desse personagem, que mora no Bairro Arapoanga (Planaltina-DF), faça uma redação (40 linhas), refletindo sobre o tema "O que o Arapoanga precisa mais?"

Data da entrega: 10 de março de 2014 (segunda-feira)

Atividade voltada aos alunos do Ensino Fundamental, do Projeto de Educação Integral em Tempo Integral do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Planaltina-DF.


P.S.: Não esqueça de comentar abaixo. Tire suas dúvidas, critique, elogie, dê sugestões.
Aguardamos você. Um abraço!!!