segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O CEFA no Programa Fantástico

A escola fica em Arapoanga, um dos bairros mais violentos de Planaltina, a 40 quilômetros de Brasília. Quando assumiu a direção, o professor Jordenes encontrou o caos.
O Fantástico foi até a escola pública com as melhores notas do Distrito Federal. “A nossa escola alcançou já em 2010 o que o MEC estipulou para que alcançássemos em 2014”, revela o professor Jordenes da Silva.

Quem vê o povo reunido na maior tranquilidade não imagina o terror de dez anos atrás. “As pessoas tinham medo de botar os filhos na escola. Ela vivia, essencialmente, a condição de insegurança do bairro”, lembra o professor.

A escola fica em Arapoanga, um dos bairros mais violentos de Planaltina, a 40 quilômetros de Brasília. Quando assumiu a direção, o professor Jordenes encontrou o caos.

“Era desrespeito com os professores e servidores, e destruição do patrimônio da escola”, conta.

A primeira providência do novo diretor foi chamar a polícia. Em um só dia, 75 prisões; 25 camburões da PM saíram lotados da escola.

“Foragidos da Justiça, pessoas com mandado de prisão e que usavam a escola para ter acesso aos adolescentes e alunos”, diz.

É claro que depois vieram as ameaças de morte, mas o professor Jordenes estava determinado a fazer a escola funcionar. Uma ideia fixa que talvez tenha começado muitos anos antes de tanto ouvir o pai repetir o velho ditado: “Feliz do homem que é escravo de uma grande ideia”.

“Eu resolvi me tornar escravo de uma grande ideia: formar meus filhos”, diz Juverci da Silva, pai de Jordenes.

Quando juntou a tralha da família e deixou o interior de Minas em direção a Planaltina, Juverci já sabia o que fazer. “Procurei uma escola, matriculei os filhos, comprei uma carroça, um cavalo e fui para a rua”.

Um carroceiro e uma empregada doméstica semianalfabetos tomavam as lições dos filhos com obstinação.

“Vocês aprendem a tabuada, porque, se souberem de cor, vocês vão conseguir a matemática de vocês”, ensina a mãe Jurandy da Silva.

O filho mais velho virou doutor com três diplomas: biologia, administração e direito. Por isso, ele acredita na força da educação. E mesmo no bairro cinzento e pobre, quer seus alunos estudando na sombra de um jardim florido.

“Esse impacto traz ao aluno a certeza de que chegou a um lugar especial”, acredita Jordenes.

Tão especial que tem musica clássica em vez de sirene. “O ambiente é calmo e tranquilo, mas é vivo, porque a música também traz essa vivacidade. A sirene, não”, acrescenta.

Há espelhos por todos os lados. “A imagem te dá o referencial de como você se contextualiza, o que você faz aqui na escola. Quando colocamos as barras de espelho, os alunos começaram a olhar primeiro para si. Isso deu um choque de autoestima”, explica o professor.

Ele não tem vergonha de pedir. Com a embaixada do Japão, conseguiu uma tela interativa. Foi a primeira escola do Brasil a ter essa ferramenta.

“Só o Fantástico, da Rede Globo, e nós tínhamos esse quadro quando ele chegou nessa escola. Só que de lá para cá a nossa evasão escolar caiu 35%.”

É fácil entende o porquê. “É muito melhor, porque a gente tira parte do conteúdo maçante que a gente só aprende no quadro branco”, opina Gualter Sobrinho, de 13 anos.

O fascínio dos alunos com a tecnologia é canalizado para as microaulas no blog da escola, que já tem 60 mil acessos.

“Tendo uma dúvida, ele passa um e-mail, que é entregue para o professor da matéria, que sana a dúvida”, aponta Jordenes.

Em uma comunidade tão pobre, por que não empregar gente da região? “Começamos a trazer para trabalhar na limpeza da escola moradores do bairro. Nesse momento em que estamos conversando, o responsável pela segurança da escola é pai de uma aluna da oitava série”.

Em dez anos, muita gente já mudou de vida. O professor Uarlen Dias foi aluno de Jordenes. Está de volta como professor para ensinar em outro contexto.

“Do lado de cá era a quarta série e do outro lado a quinta. O que dividia era uma madeira no meio. Eu vi isso mudando”, diz Uarlen.

Ex-alunos dificilmente perdem o vínculo com a escola. “Esse telhado é um presente de Sandro, da seleção brasileira. Nosso ex-aluno”, mostra Jordenes.

Da Inglaterra, onde mora, o volante Sandro, do Tottenham e da seleção brasileira, diz que o bairro de Arapoanga mudou por causa da escola.

“É um bairro hoje está muito melhor, conseguindo tirar mais a criminalidade e drogas das ruas. Hoje em dia está uma maravilha”, elogia Sandro.

Receitar educação contra a violência é um remédio de eficiência comprovada até pelo juiz de Planaltina, Ademar Vasconcelos.

“Tínhamos, no final dos anos 1990, uma média de quase um homicídio por dia. Isso diminuiu, assim como o tráfico de drogas”, garante o juiz.

Para Jordenes, o que existe no local é uma competição que ele está determinado a vencer.
“O traficante oferece a moto, o dinheiro, o tênis, o celular. Eu não posso oferecer isso. O que eu ofereço é uma possibilidade. Só que eu ganho essa luta. Eu ofereço ao aluno a possibilidade de sonhar. Eu tenho 1.243 alunos. A minha história prova para cada um deles que a educação dá certo, porque ela transformou a minha vida, e pode transformar a deles também”, conclui. 


17 comentários:

  1. Olá,
    Professor Jordenes, fico muito feliz em ver todas essas melhorias, e mais feliz ainda em ter estudado aí... Parabéns pelo seu esforço e dedicação, se todas as escolas do DF tivessem um Diretor com a sua visão, teríamos um DF bem melhor!!!! Parabéns Jordenes!
    Ex Aluna.

    ResponderExcluir
  2. Não poderia deixar de vim parabenizar o diretor por essa vitoria...se cada estado brasileiro tivesse um diretor com essa garra, com toda certeza nossos jovens estariam melhor direcionados... eu como mãe, brasileira, venho agradecer ao professor por acreditar que atraves da educação poderemos direcionar nossos filhos a um futuro maravilhoso.... Parabens!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante! Como é bom saber que precisamos acreditar no que fazemos e que nossa profissão é de fato transformadora. Chorei muito vendo essa bela reportagem, que Deus continue lhes abençoando. Também sou diretora de uma escola diferenciada, nossa escola é ladeada por Assentamentos e busco a cada dia trabalhar para uma revolução social e cultural. Quando puder acesse nosso Blog: http://projetoparana.blogspot.com
    Visite-nos, será um imenso prazer aprender mais com essa incrível equipe. Abraços a todos, em especial ao Jhon, que tive o privilégio de trabalhar no Proformação em Formosa-GO.

    Mais uma vez parabéns, serei sempre admiradora dessa escola que mudou o contexto educacional, construindo uma bela história no coração de todos que acreditam que sonhar e realizar são méritos daqueles que persistem.

    Um grande abraço

    Ana Paula Monteiro da Silva

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar o professor Jordene por sua história tão linda de criação e determinação que passou a seus alunos, sou advogada em São Paulo, mas sou formada em magistério também, por isso sempre me preocupei com a educação de nossas crianças, Parabéns ao Professor Jordene e seus colaboradores, pelo belo exemplo que nos demonstraram.
    E não posso deixar de comentar que achei lindo o carinho do professor com seus pais, principalmente o carinho feito em sua mãe.
    Tudo de bom e parabéns por sua história.
    Cristina Levi
    ench@terra.com.br

    ResponderExcluir
  5. Como é emocionante saber que uma escola pública causa um impacto de força, pereverança, garra, luta, fé e união.

    Por diversas vezes na reportagem chorei e renovei minha crença na equidade educacional. Vocês são a diferença e motivam outras pessoas a acreditar nos sonhos.

    Obrigada por compartilhar suas dificuldades e conquistas, vocês são especiais.

    Também sou diretora de uma escola diferenciada, quando puderem, visitem nosso Blog:projetoparana.blogspot.com Acredito que podemos somar forças, pois unidos somos fortes!

    Ah, gostei muito de ter visto o Jhon na reportagem, tve o privilégio de trabalhar com ele no Proformação e foi gratificante.

    Obrigada por nos permitir acreditar que a educação modifica realidades e transforma dificuldades em oportunidades.

    Com carinho

    Ana Paula Monteiro da Silva

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo seu trabalho....
    que você continue sendo essa pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!
    Jordenes,fui aluna da escola fui a 7ª série, fico muito orgulhosa de saber que onde eu estudei está cada vez melhor, formandos pessoas conscientes!!
    E tenho certezas que vários alunos que passaram pr aí estão seguindo carreira, eu em breve serei Administradora, e tenho orgulho de estudado aí pois foi onde aprendi os pimeiros passos para seguir em frente .......

    ResponderExcluir
  8. Estou encantada com seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. como eu estudava em 2010,e o começo deste ano 2011 nesta escola eu do os meus parabéns para o diretor JORDENES...E ate hoje me arrependo de ter saído duma das melhores escola que eu já estudei ate hoje... VIM TE DAR OS MEUS PARABÉNS POR TER UNS ÓTIMOS ALUNOS POR TER UMA ESCOLA MARAVILHOSA E POR SER UMA ÓTIMA PESSOA PARABENSSSS.eu posso ter saído mas minha prima não(GLEICE).e se ate hoje estou onde estou foi por vc e sua escola só tenho a te agradesser por eu ter chegato ate aqui.aí foi onde aprendi os pimeiros passos para seguir em frente .......beijossssssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá, Jordenes!
    Foi emocionante ouvir a história de transformação da escola. Seria tão bom se houvessem outros iguais a você. Parabéns pelo trabalho realizado! Josete

    ResponderExcluir
  11. Professor,
    Eu tenho orgulho do meu filho estudar na sua escola, obrigada por tudo que o senhor tem feito e o carinho que tem pelos nossos filhos, se cada escola tivesse um diretor como você o Brasil seria diferente.

    Parabens!!
    Que Deus te abençoe sempre e sua família também.

    ResponderExcluir
  12. Professor Jordenes gostei muito da reportagem... vejo que a sua gestão não é nenhuma demagogia... e por ter trabalhando ai durante o contrato temporário vejo que realmente a educação precisa de um gestor que motive o seu corpo docente e discente para que as coisas mudem na educação. É interessante que na mesma semana que saiu a reportagem estava escrevendo um artigo da pos graduação sobre o tema de gestão. Parabens para toda a escola e para vc também que consegue gerenciar esse corpo docente. Essa foi a melhor escola que já trabalhei na minha vida. Abraço a todos os professores.

    ResponderExcluir
  13. Caro Diretor,
    Assim como você "sou escrava de um sonho", vou assumir a direção de uma Escola pública em dezembro próximo e sonho vê-la transformada, assim como a sua Escola.
    Queria um contato seu (e mail) para que você pudesse me ajudar com a sua experiência a realizar meu sonho.
    Parabéns pelo lindo trabalho que realiza com seu coração.
    Catherine Amaral
    E-mail: kettyamaral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Jordenes sou ex aluna da escola, fico muito orgulhosa de saber que onde eu estudei da 2ªa7ª série,está cada vez melhor,sempre capacitando mais alunos,dando um ensino verdadeiramente de qualidade.
    Hoje não moro mais ai no Bairro Arapoangas,estou morando no estado do Ceará e empre guardarei as melhores recordaçoes do meu ensino fundamental.
    Se sou essa pessoa agradeço muito aos professores e coordenadores da escola.
    Ex aluna:Maria Carolina Rodrigues Siqueira
    email:carolina.thecat@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concerteza é um privilegio enorme estudar no CEFA.EU ESTUDO LA DESDE 2008.HOJE ESTAMOS EM 2013.6 ANOS DEPOIS.CONCERTEZA ESSES 6 ANOS SERAO PRA SEMPRE LEMBRADOS.OS ANOS QUE ESTOU AI ATE AGORA FORAM OS MELHORES DA MINHA VIDA PRINCIPALMENTE OS ANOS DE 2008 E 2012.EU CRESCI NESSA ESCOLA,AMADURECI NESSA ESCOLA.PASSEI PARTE DA MINHA INFANCIA E AGORA O COMEÇO DA ADOLESCENCIA NELA,COM MUITO ORGULHO.QUEM DERA SE TIVESSE ENSINO MEDIO AI.EU IA ADORAR.CONCERTEZA QUANDO EU SAIR DESSA ESCOLA MINHA VIDA NAO SERA A MESMA.OBRIGADO DEUS POR TER COLOCADO ESSAS PESSOAS DO CEFA NA MINHA VIDA.AMO O CEFA SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!VALEUH JORDENES

      Excluir
  15. Estou muito feliz de ter minha escola e um Exelente diretoor Jordenes Silva.Um homem de muita coragem e responsabilidade...
    estou orgulhosa da minha escola ser destaquee!

    ResponderExcluir
  16. Quando assisti a essa reportagem me veio em mente um filme que se assemelha um pouco com a realidade que foi esse colégio CEFA. O nome do filme é Meu Mestre, minha Vida...
    Visite a nossa página e veja nosso comentário
    Meu Mestre, minha Vida e Escola CEFA
    http://www.bomba-h.com/2012/01/meu-mestre-minha-vida-e-escola-cefa.html

    ResponderExcluir